terça-feira, 4 de maio de 2010

A importância da fase excêntrica nos exercícios

Quem nunca ouviu na academia o professor pedindo na execução de algum exercício para "segurar a volta"? E quem nunca perguntou o porquê disso?
Na verdade quando pedimos para "segurar a volta" estamos falando do tipo de contração que se chama excêntrica ou fase excêntrica do movimento. Algumas pessoas chamam de "negativa" também, onde você deixa ser vencido pelo peso voltando a posição inicial do exercício em prática.
É importante trabalhar também a fase excêntrica do movimento, porque nessa fase temos ganho de força, adaptações que ajudam nesse ganho de força e também na hipertrofia. Essas adaptações ocorrem da segunte forma: quando contraímos o músculo utilizamos algumas unidades motoras que são compostas por um motoneurônio, uma placa mioneural e algumas fibras musculares. Quando fazemos a contração concêntrica utilizamos 5 unidades motoras (por exemplo) e quando fazemos a contração excêntrica utilizamos 3 unidades motoras, pois é nessa fase que ocorre a desaceleração do movimento. Se temos 3 unidades motoras fazendo o trabalho de 5 temos um aumento no trabalho de cada unidade motora, provocando as adaptações descritas acima na msuculatura esquelética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário